+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 8 de 8
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Pontos: 25.143, Nível: 22
    Nível completado: 96%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 107
    Atividade geral: 2,0%
    Conquistas:
    Recomendação de segunda classe7 dias de registo31 dias de registo3 meses de registo1 ano de registoTagger de segunda classeTagger de primeira classe
    Agradecimentos
    900
    Agradecido 610 vez(es) em 337 tópico(s)
    Reputação
    604

Biomassa investimento e solução

Meus caros aqui começo um tópico para me lerem relativamente à minha experiência neste campo. O que eu tenho em casa desde 96:
    - caldeira mural a gas propano para aquecimento de aguas sanitarias e de aquecimento central
    - acumulador de água 100 litros.
    - Recuperador de calor na sala
    Ora os custos energéticos têm sistematicamente vindo a sofrer alterações e nos ultimos anos eu não consigo produzir calor no inverno pelo aquecimento central...carissimo...na minha casa nos meses de inverno representaria se eu o utilizasse 600 euros mÊs....assim tenho vindo a utilizar o recuperador para o andar de baixo, e aquecedores para os quartos....resultado? sim compro lenha....e gasto mesmo assim em média mês cerca de 100 euros (todos os meses) eletricidade....pensei, li e comecei a minha busca....já tenho vários oprçamentos e já me decidi....

Caldeira biomassa (pellets) com acumulador de 600 litros (dos quais 170 para banhos)....pelos meus calculos e face ao meu potencial de consumo pago o investimento num total de 5700 euros em 2.5 anos....este ano ainda recuperarei algo no irs, e não terei aumento de iva na compra do equipamento (para já 13%)....
    Ora encomendei....e espero agora a instalação depois farei o report da utilização deste tipo de equipamentos....
    abraço
    R
    "Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda
    do que poderia ter sido."
    Geraldo Eustáquio

2. Os seguintes membros agradeceram a Riquinho por este post:

FiwiPITO (21-11-2011)

3. # ADS
    Google Adsense Circuit advertisement
    Data de Ingresso
    Always

Data de Ingresso
    Jun 2006
    Conquistas:
    Recomendação de segunda classe7 dias de registo31 dias de registo3 meses de registo1 ano de registoTagger de segunda classeTagger de primeira classe
    Agradecimentos
    900
    Reputação
    604

Re: Biomassa investimento e solução

Máquinas instaladas....e a funcionar em pleno...para já a recomendar....mas vou relatando....custos de calor (pellets), manutenção, etc....
    abraço
    R
    "Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda
    Geraldo Eustáquio

5. 2 membros agradeceram Riquinho por este post:

Balelas (17-11-2011), FiwiPITO (21-11-2011)

Data de Ingresso
    Jun 2006
    Conquistas:
    Agradecimentos
    900
    Reputação
    604

Ora uns dias passados...para mim 5 estrelas...obriga a algum trabalho manual, mas não há duvida que funciona lindamente....tenho a casa a 20 graus e qq coisa, quando antes tinha a 17 18 com o recuperador....estou a gastar 2 sacos de pellets por dia....o que dará nos meses de inverno qq coisa como 210 euros no mês, mas em que aquece também a agua dos banhos....se comparar com os 600 que poderia gastar em gas....
    O que é trabalho manual? Pegar em sacos de 15 kgs e meter no depósito (depósito de 60 kgs dá para 2 dias) .....limpar a maquina uma vez semana....quando ela está sem stand by limpar cinzas, escovar algumas zonas, para ela ser o mais eficiente possivel...claro...como eu não sou um rato que me custa sujar as mãos....acho muito interessante, mas admito que a algumas pessoas meta impressão....
    Eu sujo as mãos mas tenho casa e água de banhos quentinha a custos que posso suportar nos meses de inverno....
    abraço
    R
    Geraldo Eustáquio

7. Os seguintes membros agradeceram a Riquinho por este post:

FiwiPITO (21-11-2011)

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Pontos: 11.207, Nível: 15
    Nível completado: 44%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 843
    Atividade geral: 0%
    Conquistas:
    7 dias de registo31 dias de registo3 meses de registo1 ano de registoTagger de primeira classeTagger de segunda classe200 Pontos de Experiência
    Agradecimentos
    255
    Agradecido 238 vez(es) em 154 tópico(s)
    Reputação
    343

Boa jogada Riquinho.
    Há que fazer pela vida e isso de sujar as mãos é mesmo assim, só para homens e mulheres rijos.
    No meu apartamento só tenho recuperador de calor e só o liguei este mês, pois por aqui ainda tem havido temperaturas amenas. Em anos transatos ligava o recuperador no inicio de novembro, e a lenha não me tem faltado para já.
    Cump.
    Patalisca
    Digamos que em todas as doutrinas há parcelas de verdade;
    nenhuma, porém, a encerra completamente, porque a verdade, em sua plenitude, é mais vasta que o espírito humano. (DENIS, Léon)

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Pontos: 1.743, Nível: 6
    Nível completado: 33%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 407
    Conquistas:
    7 dias de registo31 dias de registo3 meses de registo200 Pontos de Experiência500 Pontos de Experiência1 ano de registo1000 Pontos de Experiência
    Agradecimentos
    2
    Agradecido 8 vez(es) em 8 tópico(s)
    Reputação
    54

Boas, E como fazem para aquecer agua de verao? Para mim a melhor naneira é no deposito da agua quente ter 2 serpentinas, uma liga ao recoperador de calor ou palets a outra vai ligar ao painel solar, depois alem disso levar uma resistencia com controlador de temperatura. Selecionamos no controlador a temperatura que queremos de inverno aquece com o recuperador durante o dia com o painel e se a agua nao estiver a temperatura que queremos tem a resistencia para apoiar
    A informação que coloquei ajudou? Então clica em Obrigado!

Data de Ingresso
    Jun 2006
    Conquistas:
    Agradecimentos
    900
    Reputação
    604

Para aquecer a água de verão utilizo a caldeira de pellets na mesma....mas tenho a opção de vir a meter os paineis solares....mas acho que não é rentável...a versão eletricidade está desligada no quadro...serve só para eventual falha da caldeira pellets.
    R
    Geraldo Eustáquio

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Pontos: 1.743, Nível: 6
    Nível completado: 33%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 407
    Conquistas:
    7 dias de registo31 dias de registo3 meses de registo200 Pontos de Experiência500 Pontos de Experiência1 ano de registo1000 Pontos de Experiência
    Agradecimentos
    2
    Agradecido 8 vez(es) em 8 tópico(s)
    Reputação
    54

Para quem tem aquecimento a gasoleo da para trocar o queimador e meter a pallets ao preço que esta o gasoleo deve de valer bem a pena.
    A informação que coloquei ajudou? Então clica em Obrigado!

12. Os seguintes membros agradeceram a kcmen por este post:

Riquinho (25-01-2012)

Data de Ingresso
    Mar 2012
    Pontos: 85, Nível: 1
    Nível completado: 35%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 65
    Conquistas:
    7 dias de registo31 dias de registo
    Agradecimentos
    0
    Agradecido 0 vez(es) em 0 tópico(s)
    Reputação
    3

Carissimo
    Boa tarde

Hoje em dia, face aos custos investimento/consumos, a melhor solução passa pelas bombas de calor, mais eficientes energéticamente, sem necessidade de manutenção e limpeza, sem chaminés, e com custos de utilização muito inferiores, 40% menos que os pellets em periodo normal, e menos 68% no periodo vazio do bi-horário, compensando largamente a diferença de investimento, sem contar com os custos de manutenção.

Tags para este Tópico

Marcadores

Permissões de Postagem