+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Análises Sangue

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Pontos: 2.759, Nível: 7
    Nível completado: 87%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 91
    Atividade geral: 0%
    Conquistas:
    7 dias de registo31 dias de registo3 meses de registo1 ano de registoTagger de segunda classe200 Pontos de Experiência500 Pontos de Experiência
    Agradecimentos
    25
    Agradecido 10 vez(es) em 10 tópico(s)
    Reputação
    101

Análises Sangue

Olá a todos,
    Alguém com conhecimento técnico me pode informar
    O que poderá ser Gama GT elevada em 7 pontos dos valoes máximos.
    Googlei um pouco e diz k poerá ser sintomas de cirose, ora eu só bebo um copo de vinho às refeiçoes e nem sempre, não bebo bebidas destiladas nem licores, nem cerveja.
    Bebo sim 3 a 4 cafés por dia será isso?
    Obg a todos

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Agradecimentos
    359
    Agradecido 279 vez(es) em 252 tópico(s)
    Reputação
    461

Re: Análises Sangue

Citação Postado originalmente por xxlxpto [Conteúdo visível apenas a membros clique aqui para se registar]
    Olá a todos,
    Googlei um pouco e diz k poerá ser sintomas de cirose, ora eu só bebo um copo de vinho às refeiçoes e nem sempre, não bebo bebidas destiladas nem licores, nem cerveja.
    Obg a todos

Olá amigo
    como vais? Por aquilo que eu sei , isso tem a ver com o funcionamento do figado. Eu tenho a gama GT tambem um pouquinho elevada e a transaminase também, e no meu caso tem a ver com gorduras, tenho o figado gordo e faz subir esses valores, eu nem meio copo de vinho bebia a refeição e há dois meses não toco em alcool porque tomo antidepressivos e as minhas analises dão esses resultados acima dos valores. O médico tirou-me logo os fritos e e evitar todas as gorduras.
    Por isso não te assustes faz uma alimentação saudavel e evita fritos. Há várias coisas que podem alterar esses valores não é só as bebidas alcoolicas.

Abraço

3. Os seguintes membros agradeceram a panther por este post:

xxlxpto (11-12-2008)

Data de Ingresso
    Jul 2006
    Pontos: 18.151, Nível: 19
    Nível completado: 58%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 799
    Conquistas:
    Recomendação de segunda classe3000 Pontos de Experiência1000 Pontos de Experiência500 Pontos de Experiência200 Pontos de ExperiênciaTagger de primeira classeTagger de segunda classe
    Agradecimentos
    18
    Agradecido 375 vez(es) em 227 tópico(s)
    Reputação
    392

Citação Postado originalmente por xxlxpto [Conteúdo visível apenas a membros clique aqui para se registar]
    Olá a todos,
    Obg a todos
    Boas

Gama Glutamil Transferase.

Para que serve: auxilia no diagnóstico de colestase hepatobiliar e consumo de álcool. Pode se encontrar em valores elevados no câncer de fígado. A GGT aumentada permite detectar o envolvimento hepático nas infecções, como citomegalovirose, mononucleose infecciosa, e também nas pancreatites e colecistites agudas.

Valor de referência:

Homem: 10 a 50 U/L
    Mulher: 7 a 32 U/L

Valores aumentados: ocorrem em hepatites, cirrose hepática, tumores hepáticos e uso de drogas hepatotóxicas. Algumas drogas podem elevar os níveis de GGT incluem fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, ácido valpróico (anticonvulsivantes) e anticoncepcionais.

Cumps

HUMMER

5. Os seguintes membros agradeceram a HUMMER por este post:

xxlxpto (11-12-2008)

Data de Ingresso
    Jul 2006
    Pontos: 18.151, Nível: 19
    Nível completado: 58%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 799
    Conquistas:
    Recomendação de segunda classe3000 Pontos de Experiência1000 Pontos de Experiência500 Pontos de Experiência200 Pontos de ExperiênciaTagger de primeira classeTagger de segunda classe
    Agradecimentos
    18
    Agradecido 375 vez(es) em 227 tópico(s)
    Reputação
    392

Boas

Mais uma pequena explicação:

Em pessoas que abusam de álcool, é frequente encontrar alterações numa outra enzima, denominada gama GT, decorrentes desse comportamento.
    [Conteúdo visível apenas a membros clique aqui para se registar]
    Testes laboratoriais úteis na avaliação hepática são as dosagens de bilirrubinas, transaminases (AST e ALT, antigamente denominadas respectivamente TGO e TGP), fosfatase alcalina, gama-glutamil-transpeptidase (antes denominada gama-glutamil-transferase e geralmente abreviada como gama-GT ou GGT), proteínas totais, albumina, atividade de protrombina, amônia e ácidos biliares, pesquisa de marcadores virais e execução de exames complementares de diagnóstico por imagem, como o ultra-som e a tomografia computadorizada. Se for necessária a análise histopatológica do fígado, pode ser necessária a biópsia hepática, que pode ser feita por agulha, videolaparoscopia ou a céu aberto. Cada exame tem validade em situações específicas.'''
    [Conteúdo visível apenas a membros clique aqui para se registar]

A gama glutamil transferase (gama-GT) catalisa a transferência do ácido glutâmico de um peptídeo para outro, ligando-o sempre ao grupo gama-carboxílico. Essa enzima parece também, facilitar a transferência transmembrana do ácido glutâmico. A determinação da atividade da gama-GT é útil na avaliação das hepatopatias agudas e crônicas, estando a atividade enzimática elevada nos quadros de colestase intra ou extra-hepática. Os níveis de gama-GT também se elevam na doença hepática alcoólica aguda ou crônica e nas neoplasias primárias ou metastáticas. Eventualmente, a dosagem da atividade de gama-GT pode ser utilizada na comprovação do uso de álcool pelo paciente. Nesse caso é importante afastar outras causas de sua elevação.

Cumps

HUMMER

7. Os seguintes membros agradeceram a HUMMER por este post:

xxlxpto (11-12-2008)

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Pontos: 3.105, Nível: 8
    Nível completado: 32%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 545
    Conquistas:
    7 dias de registo31 dias de registo3 meses de registo1 ano de registoTagger de segunda classe200 Pontos de Experiência500 Pontos de Experiência
    Agradecimentos
    0
    Agradecido 6 vez(es) em 6 tópico(s)
    Reputação
    128

Olá a todos,
    Obg a todos
    Bem amigo, vi as respostas dadas anterioremente e estão no seu geral todas corretas, mas atenção os quadros discritos são para valores muito acima dos teus ( tipo 100 200 300, etc), no teu caso não se pode nem se deve fazer uma avaliação per si ou seja temos que ver também as restantes variáveis hépaticas, até se pode por o caso de na sua situação ( idade, peso, stress) esse valor ser aceitável e até mesmo normal.
    O mais correto será falar com o médico, repetir as análises, tentar se lembrar se na altura estava a tomar alguma medicação,suspende-la se for possível etc.
    Vou dar um exemplo, imagina que vai passar um fim de semana à serra da estrela, regressa no domingo e na segunda vai fazer análises, resultado, como o ar lá em cima é mais rarafeito vai haver alterações no numero de globulos vermelhos ( aumentam), hemoglobina aumenta, chgm ( concentração de hemoglobina globular media) aumenta e por ai acima, este exemplo é para ver que o mais provável é que não tenha nada, mas pelo sim pelo não investigue, mas primeiro relaxe, ok, dp diga algo

9. Os seguintes membros agradeceram a campeao por este post:

xxlxpto (11-12-2008)

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Conquistas:
    Agradecimentos
    25
    Reputação
    101

Antes de mais quero deixar aki os meus publicos agradecimentos, pois começo tb por outro lado a ficar um pouco mais traquilo.
    No entanto a curto prazo irei mostrar a s analises ao Dr.
    Deixo ainda aki alguns dos valores das minhas analises:
    Colestrol total 206
    Colestrol HDL 51
    Colestrol LDL 128
    Trigliceridos 133
    Bilirrubina Directa 0.2
    Bilirrubina Total 0.6
    TGO/AST 24
    TGP/ALT 34
    Fosfatase Alcalina 133
    Gama GT 75

obg a todos

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Pontos: 3.105, Nível: 8
    Nível completado: 32%,  Pontos requeridos para o próximo Nível: 545
    Conquistas:
    Agradecimentos
    0
    Agradecido 6 vez(es) em 6 tópico(s)
    Reputação
    128

eeheheheheheheheheheh
    Eu tenho 39 anos e quem me dera ter as minhas assim
    quando for preciso apita ok
    abraço

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Conquistas:
    Agradecimentos
    25
    Reputação
    101

Ganhei Coragem e fui mostrar as ditas ao medico.
    Conclusão, se eu não perguntasse tb ele não me diria nada...
    Pus-lhe a questão do G GT e respondeu que não tem qualquer importancia.
    obg a todos

Tags para este Tópico

Marcadores

Permissões de Postagem