Fases da Lua e as plantas

Tem se comprovado que as plantas são especialmente sensíveis à luz lunar em todos os estágios do seu desenvolvimento. As plantas que recebem mais luminosidade lunar na sua primeira fase de vida (plantadas na lua nova, ate crescente) tendem a brotar rapidamente, desenvolvendo mais folhas e flores, realizando a fotossíntese com mais eficiência. Já aquelas plantadas no quarto minguante, sob uma luminosidade que tende a diminuir, atravessam um período vegetativo mais longo e desenvolvem mais suas raízes. A Lua rege os líquidos assim vai reger a seiva das plantas que dinamiza segundo suas fases. Na lua nova a seiva se concentra nos caules e nas raízes, no quarto crescente flui para as folhas, na lua cheia alcança maior penetração nas bordas e finalmente no quarto minguante reflui em direção ao caule e as raízes.
O lado mágico das fases da lua também explica muitas das relações sutis que elas tem com as plantas e o solo. É sempre muito bom acompanhar as configurações planetárias que as fases tem por fundo.
A partir dessas informações é que se determinam as seguintes normas:


Fases da Lua


Lua Nova

No próprio dia e hora da lua nova é melhor não mexer com plantas. No mínimo três horas antes ou depois da lua nova exata.
  • Corte de madeira. Toda madeira ou bambu quando cortado entre três ou dois dias antes da Lua Nova, presta-se mais para trabalhos de marcenaria e carpintaria, pois é mais durável. Se possível evitar quando a Lua estiver em signo de água, especialmente Escorpião. Podas gerais –observe o momento do ciclo da arvore, o ideal é depois da arvore terminar sua fase de frutificar.
  • Poda quando o que interessa é a planta que fica, três dias antes ou depois da lua nova.
  • Semeadura / plantio - tudo o que cresce acima da terra, nos primeiros três dias após a Lua Nova, o que cresce abaixo da terra, durante os três dias antes da Lua Nova.
  • Semeadura de sementes de brotação rápida como milho, feijão, arroz, hortaliças, etc.
  • Para colhermos flores belas e viçosas, suas sementes ou mudas devem ser plantadas entre a Lua Nova e a Quarto Crescente, de preferência quando estiver no signo de Gêmeos, Libra ou Aquário.
  • Colheita de raízes e tubérculos, ideal durante os três dias antes da lua nova.
  • No caso de eclipse solar não mexer com plantas. Não plantar.

Lua Crescente

A seiva começa a subir para as folhas. Luminosidade em crescendo. Poça atividade na raiz. Aumenta atividade nas partes superiores da planta. Crescimento do tronco, ramas, folhas e frutos.
  • Colheita de folhas (medicinais) e, pouco antes da lua cheia, colheita de cereais.
  • O plantio para obter sementes de frutas, de flores e de folhas é favorável durante a fase crescente, até o terceiro dia antes da Cheia;
  • A colheita de plantas medicinais deve ser efetuada quando as hastes estiverem cheias de seiva, isto é, na Lua Crescente perto da Cheia, de preferência logo que o Sol nascer até umas 8:00h. Para potencializar o poder de cura pegue quando a lua está no signo do órgão que se deseja curar.
  • Boa para transplantes ou traslado de plantas, ideal durante os três dias antes da lua cheia.

Lua Cheia

Seiva no topo da planta. Maior luminosidade lunar. Em torno de três horas do plenilúnio exato não mexer com plantas.
  • Deve-se evitar mexer muito nas plantas, limitando-se a retirar folhas e galhos secos.
  • A colheita de plantas curativas deve ser efetuada quando as hastes estiverem cheias de seiva, isto é, na Lua Crescente perto da Cheia, de preferência logo que o Sol nascer até umas 08h.
  • Três dias antes e três depois é o período mais favorável pra colher frutas no ponto.
  • Não mexer na terra ou com plantas durante dia de eclipse lunar.

Lua Minguante

A seiva em descida para as raízes. Crescimento das raízes. Luminosidade em descida.
  • Ideal para plantio/semeadura de tudo o que cresce abaixo da terra.
  • Plantio de raízes comestíveis.
  • Durante os três dias antes da lua nova, ideal para colheita de sementes.
  • Boa também para adubações, limpeza de mato e mexer na terra.
  • Boa para enxerto (como tem pouco movimento de água nas partes superiores facilitam-se as operações de contato celular e cicatrização).
  • Podas/corte de árvores e bambus, especialmente três dias antes da Lua Nova. Toda madeira ou bambu quando cortado entre três ou dois dias antes da Lua Nova, presta-se mais para trabalhos de marcenaria e carpintaria, pois é mais durável. Se possível evitar quando a Lua estiver em signo de água, especialmente Escorpião. Podas gerais - observe o momento do ciclo da arvore, o ideal é depois da arvore terminar sua fase de frutificar, quando as folhas começam a cair.

Planetas e plantas

Para encontrar a relação dos planetas com as ervas e as arvores é bom conhecer os atributos dos planetas e ver sua relação com a forma completa da arvore ou planta, o tipo de folha, flor, fruto, raiz, o cheiro, gosto e características especiais do uso de suas partes, lugar onde se dá com saúde. É bom falar que uma mesma planta pode ter característica de vários planetas. Coloco a seguir algumas plantas associadas a planetas, mas na verdade deveria se levar em conta a parte da planta que se quer utilizar ou o uso que se lhe quer dar a planta no ambiente.

Plantas lunares

Tem gosto e cheiro leve. Vivem em médios onde abunda a água. São em geral frías, leitosas, de flores brancas, folhas carnudas. A maioria das plantas que se dêem na água ou perto dos rios. Os Aloes ainda que são jupiterianos tem grande componente lunar. Balsamo. Melancia, Melão, Mamão, Tansagem, Maria-sem-vergonha, Alfazema; Aniz estrelado; Cânfora; Jasmim, Limão, Rosa, Salgueiro, Sândalo, Violeta, Mirra, Abóbora, Alface, Aveia, Beldroega, Berinjela, Cabaça, Canforeira, Junco, Nenúfar, Papoula, Pepino, Raponço, Repolho, Sândalo Branco,Tamargueira,Tília. Alpinias, helicônias, Suuculentas.
Arvore lunar: Chorão. Paineira. Embauba, Abacate,.
Todas as plantas próprias de nascentes. Mata ciliar.


Plantas solares

Gostam de Sol e suas imagens chamam a atenção de forma agradável e inspiradora, ao serem contempladas ou manipuladas provocam admiração, alegria e disposição. São aromáticas, energetizantes e de sabor acidulado. Suas formas são vistosas. Tem algum elemento que faz referência ao Sol. Possuem poderes mágicos e curativos conhecidos pelo povo. A grande maioria das ervas medicinais o é solar, ou tem um componente solar alto: Acácias, açafrão, alecrim, alho, angélica, arnica, balsameiro, calêndula, canela, cardamomo, celidônia, cevada, chuva de ouro (orquídea), ciclâmen, couve comum, cravo da índia, cravo de difunto, creveiro da India, crisântemo, ganciana, gengibre; gérbera, girassol, hilotrópio; hortelã; manjericaõ, laranjeira, lavanda, lótus, louro (netuno), manjerona, morrião, palmeira, ranúnculo, sândalo vermelho, sempre-noiva, tasneira, tomilho e trigo.
Plantas e arvores do cerrado.


Plantas de Mercúrio

Embaúba. Gramas. Forragens. Marantas. Hortelãs (Sol)
Plantas de bulbo, com floração rápida.
Muitas das chamadas “ervas daninhas”, “ervas de ruas”.
Plantas pioneiras. Plantas mensageiras.
Plantas que alimentam ou acolhem pássaros,


Plantas de Vénus

Uva. Morango. Maçã. Dama da noite, ipê branco e rosa.
Plantas com aroma embriagador e agradável.
Plantas com formas belas e agraciadas. Rosa.

Plantas de Marte

Plantas espinhudas ou com alguma característica agressiva. Plantas com formas estreitas e cumpridas (pinheiro japonês) Arruda. Guiné. Comigo ninguém pode. Quebra demanda.
Banana.
Palmeiras. Pimenta. Cactos.



Plantes de Júpiter

Boldo. Picão. Trepadeiras. Fícus. Figueira. Jucás. Maria-sem-vergonha (lua)
Plantas enormes. Plantas de fácil adaptação em climas diversos.

Plantas de Saturno

Angicos. Araucária. Cedro. Cabalinha. Pinheiros. Bambus. Musgos.
Jatobá. Jequitibá.
Plantas do deserto ou de temperaturas muito baixas.
Plantas que duram milhares de anos.

Plantas de Urano

Dracenas avermelhadas.
Plantas geneticamente mudadas. Plantas de flores azuis.
Plantas psicoactivas.

Plantas de Neptuno

Plantas do mar. Louro. Hibisco.
Plantas psicoactivas.

Plantas de Plutão

Maracujá, romã. Maça e Uva. Manga.
Orquídeas. Comigo ninguém pode.
Plantas carnívoras. Plantas venenosas.

Signo ou constelação.

O correto na Astrologia Ocidental é usar o posicionamento do Sol, Lua e planetas nos signos zodiacais e nunca nas constelações.